Regrinhas básicas para prevenir-se de golpes na Internet

Os cuidados para proteger-se de golpes no ambiente virtual são bem diferentes das compras presenciais, em lojas físicas. Por exemplo, em lojas físicas, ao utilizar-se de cartões de crédito, você sabe que deve evitar que o vendedor os leve para longe de suas vistas, correto? Pela internet, basta se ter as informações do cartão, sem a necessidade de se digitar senha, para efetuar compras ilícitas.

Fraude na InternetO consumidor raramente percebe que os dados do seu cartão fora clonado e somente identificará o dano quando chegar a sua fatura. Se isto acontecer com você, já sabe que é necessário que entre em contato imediatamente com a administradora do cartão e comunicar que “Não reconhece os gastos na fatura”; se possível, registre o fato com um boletim de ocorrência. Geralmente a administradora concede o desconto e fica o lojista com todo o prejuízo.

Então, por que não adotar algumas medidas de segurança para prevenir-se destes constrangimentos não é mesmo? Veja:

  • Evite compras virtuais em computadores de terceiros – Em um computador público ou em uma LAN House, o risco de ser vítima de golpes é ainda potencializado, tão como, utilizar-se de conexões com a internet por wi-fi (sem fio) abertas, sem proteções por senha. Todas as operações do usuário ficam registradas no computador, facilmente de serem rastreadas.
  • Desconfie se for solicitada senha para confirmação da compra – As lojas virtuais nunca pedem a senha do cartão para se efetivar uma compra. No comércio eletrônico, os sites somente solicitam o número do cartão, a data de vencimento do cartão e o código de segurança. Procure evitar lojas que fazem esta operação por e-mails, prefira digitar os dados diretamente em seus sites.
  • Verifique se a página está com o cadeado de segurança – Principalmente quando estiver numa loja virtual, localize um pequeno cadeado que aparece no canto da tela. Este cadeado garante que se trata de um ambiente seguro e que garante a impossibilidade de outros terem acesso às informações.
  • Evite compra de mercadoria de fácil revenda – Por exemplo, entre uma geladeira e um notebook, embora tenham preços semelhantes, a preferência para se aplicar o golpe é para o último, devido à facilidade de passar o produto adiante.
  • Pesquise sobre a credibilidade do site – Muito cuidado quando se tratar de uma loja desconhecida ou sem expressão no mercado. Nestes casos, verifique ao menos se possui um endereço físico, telefone (Fixo preferencialmente) e um CNPJ, para se ter certeza de que a loja existe e em um endereço real. Pesquise se a loja não consta na lista negativada do Procon, abaixo.
  • Guarde o comprovante de compra – Salve o e-mail de confirmação de compra geralmente enviado pela loja ou até mesmo imprima e guarde até o recebimento do produto.
  • Fique sempre atento ao endereço do site (URL) – O consumidor é facilmente enganado por URLs (endereços) maquiados. Técnicas para iludir o internauta, como sobreposição de páginas por exemplo, são utilizadas por fraudadores.
  • E por último, confira atentamente as faturas do cartão – Algumas administradoras ainda avisam o usuário quando de uma compra, mas muitas não disponibilizam deste recurso, mesmo assim, confira sempre todos os itens de sua fatura confrontando com os respectivos comprovantes. 

Evite estes sites: Lista Procon/SP

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