O Buffet estragou a sua festa?

Deu tudo errado com a sua festa de casamento, formatura ou aniversário por causa do buffet? Bem, o que passou, passou e não tem mais volta, mas você, pelo menos, ainda pode se ressarcir de alguns prejuízos.

ProblemasBuffetSe a Execução do Serviço foi ruim, é aconselhável reclamar imediatamente, por escrito, detalhando os problemas. Tire fotos, junte testemunhas. Procure documentar tudo para fundamentar bem um pedido de indenização na Justiça e até mesmo uma reclamação no Procon.

O Procon é um órgão administrativo, que poderá tentar um acordo com a empresa caso haja problemas. Mas, mesmo sem solução, é importante a denúncia para este órgão antes de ingressar num processo judicial e também para forçar uma fiscalização evitando assim que outros também sejam prejudicados. Uma divulgação em redes sociais também costuma a ter bons resultados nos dias de hoje.

Há muitos casos em que os Serviços não foram realizados. Se isto acontecer, o consumidor poderá, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, exigir o cumprimento forçado da obrigação, a reexecução dos serviços, aceitar outro produto ou prestação de serviços equivalentes ou mesmo rescindir o contrato, com direito à restituição dos valores pagos, devidamente atualizados.

Como normalmente estes eventos são únicos, o dano é simplesmente “monstruoso”. Se a empresa prestadora dos serviços “quebrou” ou “sumiu” com o seu dinheiro, ou se de alguma forma você se sentiu lesado moral ou materialmente, você tem o direito de entrar na Justiça para pedir indenização por Perdas e Danos.

Agora, é muito bom você evite ou minimize estes prejuízos e aborrecimentos nestes eventos importantes da vida, não acha? Preste atenção em alguns detalhes na hora da contratação de empresas que prestam estes serviços. Veja como:

Pesquisar a Reputação da Empresa pode ser fundamental. É possível consultar processos em nome da empresa nos Tribunais de Justiça de cada Estado (Link dos Tribunais). Se você é de São Paulo, conseguirá encontrar facilmente os processos de cada empresa digitando somente o nome dela. (Link do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Opção Nome da Parte em Pesquisar por).- Página temporariamente fora do ar

Ainda, o consumidor também pode pesquisar se a empresa consta no Ranking Estadual de Reclamações do Procon-SP (Atualizado – 2018) . Em outros estados, acesse o Portal do Consumidor para pesquisa.

Então, resumindo, fique ligado nestas dicas:

  • Pesquise antes de Contratar – Observe não apenas o preço, mas as indicações do local. Pesquise com os seus contatos, nas redes sociais e Procon e verifique se não há denúncia contra a empresa;
  • Não se limite a olhar anúncios e fotos – Confira no Tribunal de Justiça do seu Estado se não há processos em nome da empresa por reclamações ou serviços mal prestados. Consulte as reclamações feitas aos Procons.
  • Verifique se a Empresa está ativa – Procure ou peça o CNPJ desta empresa para pesquisar a sua situação junto a Receita Federal.
  • Não contrate com pressa – Comece a preparar o evento com bastante antecedência para poder cumprir todas as etapas anteriores.
  • Contrato – Faça um contrato detalhado, constando data e hora do evento, local, cardápio, decoração, número de convidados, hora do início e término, tipo de bebidas, fotos, filmagem, show, condições de cancelamento, etc. Tudo o que for falado e combinado.
  • E depois de Contratado… Os contratos são assinados com bastante antecedência e por isso muita coisa pode mudar até a data do evento. Continue acompanhando a situação da empresa conforme descrito acima, se esta vem cumprindo normalmente seus compromissos. O que estão falando dela nas redes sociais (Mais uma vez, isto vem sendo fundamental hoje em dia).
  • E se for Cancelar o Contrato? Sempre constar em Contratos desta natureza uma cláusula especificando as condições de cancelamento. Atenção, se por algum motivo precisar cancelar o evento, a empresa jamais poderá reter 100% do que já foi pago.

Portanto, fique muito atento às estas dicas, pois segundo o Procon de São Paulo, por ano, a instituição chega a receber quase mil reclamações contra prestadoras de serviços nestes tipos de eventos. Relacionadas principalmente com a má prestação do serviço, bebidas e comidas de baixa qualidade e até mesmo estragada, a não execução dos serviços e como não poderia faltar, problemas também com cobranças indevidas e não cumprimento do contrato.

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